sábado, junho 23, 2007

Tratamento da Diabetes - Jornal SOL



Novo comprimido poderá substituir injecções de insulina:

Os diabéticos poderão, em breve, vir a ter à disposição um comprimido que regula os níveis de açúcar no sangue e que permitirá substituir as injecções de insulina...
Até agora, o problema da administração oral desta substância estava no facto dos comprimidos se desfazerem devido aos ácidos do estômago.
Mas, peritos da empresa britânica Diabetology dizem ter encontrado uma solução para contornar esta dificuldade. Desenvolveram uma revestimento especial que protege as cápsulas do novo medicamento dos ácidos do estômago, permitindo que passe directamente para o intestino, onde a insulina tem de ser absorvida.
Testada em 16 pacientes, os cientistas vão agora apresentar as suas descobertas à Associação Americana de Diabetes. Antes disso não poderão divulgar mais pormenores da investigação.
Mas, espera-se que a nova terapêutica, tomada duas vezes por dia, antes do pequeno-almoço e do jantar, venha a revelar que as doses orais de insulina permitem regular os níveis de açúcar no sangue e tratar a diabetes, sobretudo a de tipo II.
A tentativa de desenvolver um tratamento oral para a doença, que tivesse resultados face aos ácidos do estômago, é já uma luta antiga.
Por exemplo, investigadores de Taiwan estão a usar uma substância encontrada em camarões para envolver o composto e evitar que se desfaça antes de entrar na concorrente sanguínea.
Por outro lado, já está disponível uma solução inalável para os diabéticos com fobia de agulhas ou que não conseguem injectar-se.
A comunidade científica do Reino Unido já aplaudiu a descoberta, mas adverte que as conclusões ainda são muito prematuras pelo que e devem ser tratadas com precaução.
«No Reino Unido, há cerca de 700 mil pessoas a tomar injecções de insulina, muitas delas, mais de quatro vezes por dia. A possibilidade de a administrarem oralmente teria um grande impacto na sua qualidade de vida», afirma Iain Frame, director da Diabetes UK, citado pela BBC.
«Contudo, esta pesquisa ainda está numa fase muito inicial. Gostaríamos de ver resultados mais concretos», alerta.Sendo mais frequente que a Diabetes tipo I, cujos doentes dependem de insulina, a Diabetes tipo II pode ser controlada através de uma determinada dieta alimentar e com comprimidos.
E só quando a doença evolui é que os diabéticos passam a necessitar de levar injecções.

SOL com agências

1 comentário:

asas da montanha disse...

Parabéns, Susanita, pelo teu blog.
Gostei dele e ainda mais de te rever, ao menos em foto.
Dá para perceber que continuas a ser uma jovem encantadora.
Torço mesmo para que a vida te sorria sempre, sempre!
Mereces.